Concentração de Investimentos Para o Longo Prazo

As taxas de intermediação, corretagem, administração, spread, etc. incidentes sobre os produtos de investimento no mercado financeiro ficaram mais importantes no ambiente de juros mais baixos. De um modo geral, esses custos são elevados e afetam a rentabilidade.

Por outro lado, a incidência de imposto de renda sobre os principais produtos de renda fixa são um fator importante que também impacta a eficiência dos investimentos. Postecipar o IR para o futuro significa um ganho não desprezível, o rendimento sobre o montante de IR não pago.

Pensando em investimentos de muito longo prazo, para acúmulo de reservas para a aposentadoria, sou favorável a investimentos que atendam os pontos que comentei acima. Um outro fator muito importante é o risco do produto investido. Minha recomendação é para que as pessoas concentrem investimentos no melhor risco de crédito do mercado, os títulos do Tesouro Nacional.

Dentre os diversos títulos de emissão do Tesouro Nacional, as Notas do Tesouro Nacional série B são as indicadas para investimentos de longo prazo. Rendem juros e são corrigidas pela inflação do IPCA. Temos dois tipos de títulos: os que pagam juros semestrais e os que não pagam juros semestrais. As primeiras são conhecidas simplesmente como NTN’s B. As que acumulam o rendimento para o vencimento são conhecidas como NTN’s B Principal. Gosto mais dessas últimas.

As NTN’s são títulos de muito longo prazo. As da série Principal, por exemplo, tem vencimentos em 2015, 2024 e 2035. Minha recomendação é para concentração no título de 2035. Os juros estão na casa dos 4% ao ano mais o IPCA – que dá uma excelente remuneração. Utilize o mecanismo chamado de Tesouro Direto e escolha um agente financeiro para fazer seu cadastro no sistema. Depois será simples Seu custo total deve ficar abaixo de 0.6% ao ano. Compre regularmente. Não se preocupe com liquidez, pois o Tesouro semanalmente fixa preços para compra de títulos emitidos. Ou seja, se você precisar de liquidez, poderá vender a qualquer momento. O risco é bom, pois em minha opinião as taxas de juros das NTN’s tendem a um número na casa dos 2% ao ano.